Entre 18 a 21 de janeiro, Montalegre volta a receber a Feira do Fumeiro. A 33.ª edição conta este ano com mais fumeiro e cinco novos produtores jovens.
A autarquia barrosã apresentou, ontem, oficialmente a programação do evento de fumeiro, que espera ser uma atrativo para se visitar o concelho, já no próximo fim de semana.
Na sessão, que decorreu nas instalações do Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, na vila de Salto, a “rainha do fumeiro” irá ter 49 expositores de fumeiro, cinco novos produtores e com idades abaixo dos 30 anos, que, no total, terão à venda cerca de 50 toneladas de presunto, alheiras, salpicões ou chouriças, contabilizando-se, também, um aumento da quantidade de produto a vender. No total vão marcar presença 65 expositores.
A autarca, Fátima Fernandes, reconheceu a importância da participação dos novos produtores. “Há muito para ver e saborear no nosso concelho. Os nossos jovens têm aqui uma atividade económica importante e com futuro. Exemplo disto mesmo, é o facto de termos, pela primeira vez, uma produtora com apenas 23 anos. É um facto notável. É uma jovem que sabe bem o que quer para o seu futuro. Sabe bem da potencialidade do nosso território”, referiu.
Além do fumeiro regional, pode encontrar-se Produtos Apícolas, Doces e Compotas, Padaria, Ervas Aromáticas e Medicinais, Artesanato, Vinhos e Licores.
A Feira do Fumeiro um dos maiores cartazes turísticos e culturais do concelho de Montalegre. Nasceu em 1992 e, atualmente, atrai, num único fim de semana, mais de 50 mil pessoas.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Montalegre desde o seu arranque. Porém, desde 2002 que a organização é feita em conjunto com a Associação dos Produtores de
Fumeiro da Terra Fria Barrosã.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Montalegre