De 17 a 19 de abril, Carrazeda de Ansiães volta a ser palco da Feira do Folar e dos Produtos da Terra, um evento que reúne tradição, sabores autênticos e a riqueza da produção local. O certame, que já se tornou uma referência no concelho e na região, oferece uma montra de produtos endógenos com especial destaque para o folar, iguaria típica da época pascal.

“O folar faz parte da nossa identidade e esta feira é uma forma de manter viva a tradição, apoiar os produtores locais e promover o turismo”, destaca o presidente da Câmara Municipal, João Gonçalves. Para o autarca, este é um evento de “consumo de tradição e autenticidade”, que não só impulsiona a economia local, como também “desperta memórias através de sabores e odores que não se encontram em mais nenhum lugar”.

Ao todo, estarão presentes 40 expositores, dos quais 12 dedicados exclusivamente ao folar. Os restantes oferecem enchidos, frutos secos, mel, cogumelos, vinhos, pastelaria regional, queijos e azeite.

Além da vertente gastronómica, o evento inclui animação permanente, um espaço Kids, dedicado ás crianças, com monitores especializados, atuações da Academia Sénior, da Escola de Música e de Dança, e um atelier de olaria. A tarde de 19 de abril será ainda marcada pela realização do Festival Cultural “Douro Superior com Vida e Movimento”, promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior, em parceria com os oito municípios que a integram.

Jornalista: Micaela Costa

Foto: CM Carrazeda de Ansiães

Slider