No próximo dia 11 de novembro, Alijó vai retomar a celebração do Dia do Município, que inclui a realização da Feira Franca de São Martinho, da Mostra Gastronómica das Freguesias e do Tradicional Magusto, nos moldes dos anos anteriores à pandemia, anunciou a autarquia em comunicado.
Após o cancelamento da última edição da Feira de São Martinho, a cultura, a gastronomia, o comércio e o convívio voltam a tomar conta do centro da Vila de Alijó, onde são esperadas milhares de pessoas.
Segundo a nota, nos últimos anos, a comemoração do Dia do Município ganhou um novo dinamismo ao promover a união do território, nomeadamente através da Mostra Gastronómica proporcionada pelas Juntas de Freguesia, que aproveitam esta oportunidade para divulgar as suas iguarias gastronómicas, produtos locais e tradições.
O objetivo é “promover um prato típico e dinamizar a restauração local”, sendo assim o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Alijó vai servir tripas a toda a população. Além da habitual animação de rua durante todo o dia que estará a cargo dos Ranchos Folclóricos de Alijó, Pinhão e Sanfins do Douro, ao Grupo de Zés P’reiras de Sanfins do Douro, o evento conta com a atuação do artista Augusto Canário acompanhado de concertinas, a partir das 11 horas. Já o encerramento das comemorações será pelas 16h30.