Uma das mais antigas e tradicionais feiras do norte do país está de regresso a Bragança. A Feira das Cantarinhas realiza-se entre os dias 29 de abril a 1 de maio.
É uma das tradições mais emblemáticas da cidade de Bragança, onde se vendem as famosas cantarinhas de barro que, segundo a tradição, trazem sorte a quem as receber.
Depois de um interregno de dois anos, a iniciativa regressa a Bragança juntamente com a XXXIV Feira de Artesanato de Bragança.Uma organização conjunta do município de Bragança e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança.
Entre as atrações do evento, estão as atuações de diversos grupos locais de dança e teatro, o Campeonato de Portugal de Trial Urbano 4×4 e a I Meia Maratona das Cantarinhas – prova de atletismo – que acontece 22 anos depois do surgimento da tradicional Milha das Cantarinhas.
As atividades têm como objetivo gerar dinâmica na cidade, através da interligação entre a Feira das Cantarinhas, a Feira de Artesanato e o Comércio Tradicional.
Já a 1ª Meia Maratona das Cantarinhas, a primeira corrida tradicional que inclui a distância de 21 quilómetros, vai desafiar atletas, profissionais e amadores também nas usuais categorias/distâncias de 10km, 5km, corridas jovens e caminhada.
A prova inicia-se às 9h de 8 de maio, com concentração no Forte S. João de Deus.
Jornalista: Sara Teixeira