Rui Veloso, Diogo Piçarra e Nemanus sobem ao palco principal da Feira da Maçã, Vinho e Azeite, “um evento de promoção da excelência dos produtos da terra, com muita animação à mistura”.

São três dias de festa e, essencialmente, três dias de promoção dos três produtos âncora do concelho de Carrazeda de Ansiães: a maçã, o vinho e o azeite.

Segundo a autarquia, estes três produtos são a base da economia local, gerando anualmente, num ano de produção normal, uma receita que pode ascender os 25 milhões de euros. 

Em comunicado, a autarquia garante que a maçã é o produto “diferenciador”, Carrazeda de Ansiães produz entre 25 a 30 mil toneladas de maçã por ano, o que o torna no maior produtor de maçã da região de Trás-os-Montes. 

Os pomares com macieiras ocupam 800 hectares dos 6 916 hectares de área agrícola do concelho. Mas não é a quantidade que distingue a maçã de Carrazeda, mas sim a qualidade e as características específicas, que resultam da própria área de produção, o Planalto de Ansiães, situado a 800 metros de altitude. O frio do inverno e o calor que se sente no verão são ideais para que esta cultura seja um sucesso, resultando em maçãs crocantes, duras, perfumadas, com bastante açúcar e extremamente saborosas. 

Recorde-se que este ano, a Feira da Maçã, Vinho e Azeite é um dos eventos que integra o “Douro- Cidade Europeia do Vinho”. 

Estas três atividades ocupam a tenda principal de exposições, com mais de 1100 metros quadrados, onde estará à venda a maçã, o vinho e o azeite. “Nesta feira há ainda outros produtos locais, nomeadamente, frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos e ainda artesanato”, refere o município. 

Slider