De 20 a 21 de maio, a Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, suspensa desde 2019, estará de volta a Macedo de Cavaleiros.
O evento contará com 67 expositores “focados na sustentabilidade e segurança”, segundo a organização.
“Há uma grande expetativa e as pessoas estão muito ansiosas por voltar à Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, este certame, como é tradição, tem entrada gratuita”, salientou o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, citado em comunicado.
Para além da feira, decorrerá um Mercado dos Produtos da Terra, uma iniciativa lançada pela autarquia, em 2020 e que, quinzenalmente, tem como principal objetivo ajudar os produtores locais a escoarem os seus produtos.
De acordo com o autarca, o concelho tem recebido “visitantes de várias regiões, que aproveitam um fim de semana de descanso no nosso território e acabam por ir ao mercado comprar produtos que se destacam pela sua qualidade”.
Durante os dois dias estão ainda programados os III Jogos Tradicionais Concelhios, uma Gincana de Tratores e a já tradicional Bênção dos Tratores. Ao final do último dia será ainda realizado um sorteio para a atribuição de prémios aos tratores participantes na feira de agricultura transmontana.
Vai ainda realizar-se um seminário, no domingo, com o mote “Agricultura Sustentável e Segura”, que terá lugar no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros.
“A seca tem sido uma ameaça constante nos últimos anos, dado os baixos níveis de pluviosidade registados”, sublinha Benjamim Rodrigues, recordando que de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), “a Albufeira do Azibo estava, em abril de 2023, com um nível de armazenamento na ordem dos 94,1%”. Daí a importância da discussão desta temática.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Macedo de Cavaleiros