As famílias vão passar a contar com vagas nas creches do setor privado que existam na sua freguesia, e em horário alargado. A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, aprovou novas medidas para alargar a possibilidade de escolha das famílias no apoio à infância até aos 3 anos.
Os pais passam a poder ter acesso a uma creche gratuita no setor privado, se na sua freguesia de residência ou de trabalho não existir vaga na rede social e solidária. A área considerada passa, assim, a ser a freguesia e não o concelho, como acontecia até aqui. Uma mudança que permite reduzir as deslocações entre trabalho, creche e residência, melhorando a qualidade da vida familiar.
Por outro lado, as creches privadas passam a poder beneficiar de financiamento público complementar quando pratiquem um horário de funcionamento para além das 11 horas diárias, nos mesmos termos das creches do sector social e solidário.
Estas medidas inserem-se nas políticas de promoção da natalidade e de incentivo às famílias a terem mais filhos, garantindo a conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar.