Mais de três dezenas de famílias de acolhimento de idosos e adultos com deficiência vão receber formações específicas de modo a prevenir algumas causas de tratamento hospitalar.
Este programa é o “Academia Familiar”, um projeto de literacia para famílias de acolhimento de idosos e adultos com deficiência que vai ser implementado pela ULS do Nordeste.
Esta iniciativa tem como objetivo formar 34 famílias no concelho de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais, que vão beneficiar do apoio direto da Fundação CA Alto Douro.
Segundo a nota de imprensa enviada para o Canal N “a formação prevista, ministrada por um profissional da Saúde qualificado, vai incidir ao nível da aplicação de competência da higiene (incluindo a higiene oral), alimentação, posicionamentos e levante dos idosos com alguma falta de mobilidade, prevenção de úlceras de pressão, afetividade/espiritualidade, do luto, de acordo com as necessidades específicas de cada família e, de forma, a proporcionar um bem-estar biopsicossocial àqueles que são acolhidos”.
Numa primeira fase o projeto vai ser explicado às famílias que queiram estabelecer contrato de intervenção. Após isso “seguem-se as ações de formação, no domicílio das famílias a intervencionar, que vão receber quatro visitas mensais, durante nove meses”. No final de cada intervenção as famílias de acolhimento têm a oportunidade de avaliar o impacto do projeto, assim como os idosos beneficiados.
Este projeto apresenta um investimento de 25 mil euros e tem a duração de um ano. O objetivo é alargar este projeto para o distrito de Vila Real.
Jornalista: Lara Torrado