A proposta foi apresentada à Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, pela antropóloga conterrânea Cristina Sousa Martins, para realizar uma exposição de rosetas em croché, em espaço público, concretamente na praça da cidade, acabando por se estender a outras ruas contíguas. Segundo a nota de imprensa enviada à redação do Canal N, “a Câmara Municipal concedeu um apoio no financiamento na compra das linhas e a de algum material acessório”.
O projeto contou com a colaboração de 17 mulheres e foram feitas 645 rosetas que estão expostas nas varandas e fachadas da praça, assim como no traje da típica Mirandesa.
“Esta iniciativa, “Miranda Floriu em Croché 2022″, enquadra-se no âmbito das novas tendências de atração turística e animação de ruas, e tem o intuito de deliciar todos os visitantes e habitantes, animando as ruas com autênticas obras de arte, num leque ímpar de cores, com o objetivo, também, de reavivar memórias de atividades ancestrais de enorme valor, que com o passar do tempo caíram em desuso”, refere a nota de imprensa.
Alguns lojistas e comerciantes também aderiram, tendo adornado as suas montras e fachadas.
Jornalista: Inês Carvalho