A Comunidade Intermunicipal do Douro, que integra Alijó e outros 18 municípios, promove no próximo sábado, dia 13 de janeiro, a Gala de Encerramento do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, em Sernancelhe. Este evento marca o fim de um ano de intensa atividade cultural e promocional no Douro, onde se celebrou o vinho e a vinha. A Gala terá transmissão em direto no Porto Canal.
O evento terá início às 21h30 e contará com a presença de artistas como Áurea e Maro, da Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, entre outros momentos musicais e artísticos com grupos da região.
A Gala assinala também a passagem de testemunho da região do Douro para a região de Piemonte, Itália, que ostentará o título de Cidade Europeia do Vinho 2024.
O evento contará com homenagens a individualidades do panorama nacional que, nas suas áreas, contribuíram diretamente para o desenvolvimento da Região do Douro e foram parceiros da Cidade Europeia do Vinho 2023. Serão homenageados os “obreiros do Douro”, ou seja, os mais de 23 mil vitivinicultores que trabalham a vinha e o vinho no Douro e são promotores económicos indispensáveis para o sucesso da nossa região.
Nesta Gala será igualmente destacado o papel que os escritores durienses tiveram e continuam a ter na afirmação deste território, nomeadamente Miguel Torga, Aquilino Ribeiro e Guerra Junqueiro.
A distinção da Cidade Europeia do Vinho 2023 foi atribuída pela RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, tendo como objetivo a promoção do Vinho e dos respetivos produtores.