No próximo dia 27 de junho, a Eurocidade Chaves-Verín vai ser palco da apresentação do projeto “Transfiresaúde” cujo objetivo principal é reforçar, na Euro Região Galiza- Norte de Portugal, o ecossistema de investigação e inovação em saúde.

A Euroregião Galiza – Norte de Portugal enfrenta o desafio ligado ao envelhecimento drástico da sua população, tendo um dos piores índices de envelhecimento da Europa, num processo que se prevê agravar, e que afeta os serviços de saúde em geral, mas especialmente os cuidados de saúde primários.

O projeto TRANSFIRESAÚDE aposta no reforçar do ecossistema Euroregional de investigação e inovação em saúde para o desenvolvimento conjunto de ações centradas na adoção de soluções inovadoras, principalmente no âmbito da IA, na promoção de estratégias para o apoio ao envelhecimento ativo e saudável, e à medicina personalizada, nos cuidados de saúde primários.

O evento terá lugar no Hotel Aquae Flaviae – Premium, em Chaves, e contará com a presença dos representantes dos parceiros do projeto onde, para além da apresentação do programa e dos seus objetivos, se irão debater temas como a tecnologia, a inovação e a inteligência artificial em saúde, formação e trabalho e o papel da investigação em saúde na promoção da medicina de precisão personalizada: ênfase especial nos cuidados primários.

A apresentação do projeto é de entrada livre mas de inscrição obrigatória sendo as  vagas  limitadas. O evento destina-se a profissionais da área e ao público em geral. Os interessados deverão fazer a sua inscrição, até dia 25 de junho.

O Transfiresaúde é coordenado pela Agencia Galega de Gestão do Conhecimento na Saúde (ACIS) e tem como parceiros,  para além da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, o Centro de Investigação em Tecnologias de Inovação da Universidade de Santiago de Compostela (CITIUS), a Universidade de Vigo,  o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, o Centro Clínico Académico-Braga, a Associação Centro de Medicina P5, o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o Serviço Galego de Saúde (SERGAS).

Jornalista: Lara Torrado

Slider