Já estão disponíveis as candidaturas para a sétima edição do Summer CEmp que, este ano, tem como palco a cidade transmontana de Miranda do Douro, entre os dias 28 e 31 de agosto.
O Summer CEmp, escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate o futuro da União Europeia assim como as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país que, este ano, será Miranda do Douro.
Com um programa recheado de atividades, a escola itinerante acolhe um grupo diverso de estudantes do ensino superior que terão a oportunidade de interagir com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia e, desta forma, em conjunto, refletir de forma prática as prioridades e políticas europeias com uma ligação direta à região anfitriã e ao seu rico património arquitetónico e cultural.
“É importante que todos, e especialmente os jovens, estejam envolvidos no fortalecimento da democracia e do Projeto Europeu. Num ano de eleições europeias e de celebração dos 50 anos da democracia em Portugal, a sétima edição do Summer CEmp vai tratar temas cruciais para a nossa Europa de hoje e para a que queremos ter amanhã. De forma descontraída, e tendo como cenário a beleza transmontana única de Miranda do Douro, vamos acolher reflexões sobre os desafios e as oportunidades no caminho para uma União Europeia mais unida e mais forte.” refere Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal.
Já Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, refere que é com orgulho receber a iniciativa na sua terra: “há uma palavra na língua mirandesa com a qual designamos o que nos traz felicidade, nos enche de orgulho, nos dá satisfação. É a palavra “proua”! Uma palavra singela, mas carregada de simbolismo. Assim sendo, é com toda a “proua” que Miranda do Douro, em agosto de 2024, vai estar associada a mais uma edição do evento Summer CEmp. Há, desde já, uma certeza! Vamos viver momentos únicos e partilhar experiências e conhecimentos, que iremos guardar na nossa memória pessoal e coletiva. Bem-vindos a Miranda do Douro, um paraíso Cultural e Natural!”.
Num ano marcado pelas eleições europeias e pela celebração dos 50 anos de democracia em Portugal, esta edição vai sublinhar a relevância da participação democrática e o impacto concreto da União Europeia na vida dos portugueses. No Summer CEmp reforça-se a ligação entre os cidadãos e as instituições europeias e serão debatidos os desafios do presente e do futuro, com base na análise das conquistas dos últimos anos, nomeadamente a resposta europeia aos desafios criados pela pandemia e solidariedade face ao regresso da guerra ao continente europeu.
Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno da construção europeia. As edições anteriores do Summer CEmp tiveram lugar em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021), Ribeira Grande, Açores (2022) e Ponte da Barca (2023).
Quem quiser fazer parte do programa basta preencher um formulário que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas devem cumprir o regulamento e serem enviadas até às 23H59 do dia 30 de abril.
A iniciativa é destinada a todos os estudantes frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2023/2024 com até 30 anos. Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que tenham em comum uma grande motivação para discutir criticamente e ter um papel ativo em Portugal com relação à União Europeia. Procura-se diversidade de opiniões e de experiências, um forte interesse de contribuir para uma maior participação cívica e não têm de ter previamente um conhecimento profundo sobre as prioridades ou o funcionamento das instituições europeias. A Comissão Europeia está empenhada em promover a diversidade das candidaturas ao Summer CEmp e a igualdade de acesso.
No que toca aos custos, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e entidades colaborantes assumem os encargos financeiros associados à participação, assim como ao alojamento durante o evento e às atividades, deslocações e refeições incluídas no programa. Aos participantes cabe qualquer outra despesa, nomeadamente o transporte para e da localidade onde este decorre. Caso alguma pessoa interessada em se candidatar tenha dificuldade em assumir estas despesas de transporte, deve indicá-lo no formulário de candidatura para que a organização possa analisar uma possível comparticipação. A Comissão Europeia procura que nenhuma candidatura fique limitada a participar por questões financeiras ou outras.
Jornalista: Lara Torrado