Depois de uma semana de atividades intensas, o programa de estágios de verão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) termina com “balanço muito positivo e com os cerca de 80 participantes muito satisfeitos”, informa o instituto.
Segundo o instituto, os jovens estudantes do 9.º ao 12.º anos vieram de todo o país para conhecer o IPB e o ensino superior mas também adquirir novos conhecimentos e competências em diferentes áreas tecnológicas e científicas com o apoio de uma equipa de mais de 50 investigadores e professores e 12 alunos do IPB de várias nacionalidades envolvidos como guias. De 16 a 21 de julho o programa de atividades incluiu estágios, atividades recreativas, e visitas a museus e equipamentos culturais das cidades de Mirandela e Bragança.
“Foi por incentivo da minha mãe que me inscrevi e gostei muito da oportunidade de fazer coisas novas”, afirma Leonardo Esteves, que com apenas 15 anos veio de Beja para Bragança para participar neste programa de verão. Vítor Rosa veio de Leiria e partilha da mesma opinião. “Esta semana foi fantástica e conheci muita gente nova”.
Os dois integraram o estágio “Natureza Criativa” que ao longo de toda a semana os desafiou a representar os diferentes elementos da natureza e esta foi uma experiência que no caso do jovem Vítor “ajudou a perceber o que gosto mais e menos sobre esta área”.
Através deste programa, os participantes tiveram a oportunidade de integrar ao longo de uma semana um estágio entre os mais de 30 disponíveis em diversas áreas técnico-profissionais como Artes do Espetáculo, Artes Plásticas e Design; Engenharias; Gestão e Contabilidade; Humanidades, Secretariado e Línguas; Robótica, Eletrotecnia, Eletrónica e Informática; Tecnologias Agrárias, Alimentares e Ambientais; Tecnologias da Saúde e Desporto.
Para muitos deles foi uma oportunidade de explorar novas áreas de interesse, mas para outros, como no caso da Ana Sofia, do Porto, por exemplo, a participação no Verão Ciência serviu para conhecer a escola e curso que tem como primeira opção para o Concurso Nacional de Acesso deste ano.
“Escolhi o estágio de design de sites e aplicações para telemóvel porque o meu objetivo é candidatar-me à licenciatura de Design de Jogos Digitais da escola de Mirandela. Achei que esta era uma boa oportunidade para conhecer melhor o IPB, sair da minha zona de conforto e conhecer novas pessoas que possam estar interessadas no mesmo que eu. Foi uma semana muito boa, divertida e onde aprendi muito. Talvez uma das melhores experiências que vivi”.