A Polícia Judiciária de Vila Real deteve um homem, de 53 anos, “fortemente indiciado pela prática dos crimes de abuso sexual de crianças e importunação sexual”, em Mirandela.

A notícia, divulgada, esta terça-feira, no site oficial da PJ, revela que os factos “ocorreram no período compreendido entre os anos de 2021 e julho de 2023, no interior de uma instituição de ensino em Mirandela, sendo vítimas nove crianças com idades compreendidas entre os 13 e 17 anos de idade”, adianta a nota.

O detido, assistente operacional, na mesma escola, vai ser presente a interrogatório judicial, esta quarta-feira, para aplicação das medidas de coação.

Os factos ocorreram na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), que acaba de reagir em comunicado.

Na nota enviada às redações, a direção da escola esclarece que já tinha sido alertada por um grupo de alunos sobre “suspeitas de comportamentos alegadamente inadequados, por parte de um assistente operacional ao serviço desta instituição”, que levou à “abertura de um processo interno de averiguações, no seguimento do qual resultou a suspensão preventiva de funções e afastamento do referido trabalhador”, refere.

Posteriormente, a Direção da Escola diz ter comunicado “a matéria apurada às autoridades competentes”. Feito o esclarecimento, a ESPROARTE “não prestará mais declarações sobre este assunto, aguardando o desenrolar da ação pelas entidades competentes”.

A ESPROARTE é uma escola privada que integra a rede de ensino nacional na área do ensino profissional, sendo tutelada pelo Ministério da Educação e que tem como proprietária a ARTEMIR (Associação de Ensino Profissional Artístico) constituída pelo Município de Mirandela, e outras associações do concelho.

Atualmente, cerca de duas centenas de alunos oriundos de vários pontos do país frequentam a escola.

Jornalista: Fernando Pires

Slider