Investimento de 15 mil euros pretende responder a casos de urgência dos munícipes e visitantes face a fatalidades cardíacas.
O município de Vinhais vai dotar cinco espaços públicos com desfibrilhadores, licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e está a dar formação a 40 colaboradores para poderem atuar em caso de emergência.
A autarquia, presidida por Luís Fernandes, divulgou esta quarta-feira que investiu cerca de 15 mil euros, para adquirir seis equipamentos e dar formação aos colaboradores. Em caso de paragem cardiorespiratória, é necessário ter conhecimento para iniciar o Suporte Básico de Vida (SBV) e providenciar Desfibrilhação Automática Externa (DAE) em poucos minutos e ativando o 112.
Os Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) já foram instalados no edifício da Câmara Municipal de Vinhais e Armazém, Estádio Municipal, Complexo Desportivo das Piscinas Cobertas, Centro Cultural e Parque Biológico de Vinhais.
“Com a implementação deste programa pretende-se criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória”, refere o município em comunicado.
Jornalista: Rita Teixeira