Manuel Rodrigues, Maria João Ramos e Vítor Bebiano são os escolhidos para gerirem o Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança, da Delegação Regional do Norte. Funções devem ser iniciadas a 19 de fevereiro.
Segundo avança a rádio Terra Quente FM, o Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) validou, esta terça-feira, a escolha dos três nomes. Ao que tudo indica, Manuel Rodrigues irá coordenar o Centro de Emprego da cidade mirandelense. Natural de Mirandela, com 52 anos, é licenciado em Contabilidade pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Atualmente, é técnico superior, responsável pela gestão do património municipal da câmara de Mirandela.
Foi vereador a tempo inteiro no município entre 2012 e 2013, sendo responsável por diversas áreas de intervenção municipal (Projetos e Candidaturas, Obras e Equipamentos Municipais, Desporto, juventude e Proteção Civil).
Entre 2013 e 2017, voltou a ser vereador a tempo inteiro, sendo eleito nas listas do PSD e ficando responsável pelas áreas do Ordenamento do Território e Urbanismo, Ambiente; Obras Públicas e Proteção Civil). Foi ainda vereador da oposição, sem pelouro, entre 2017 e 2021.
Já foi presidente da concelhia de Mirandela do PSD e atualmente é o presidente da Assembleia de secção da concelhia laranja.
A Terra Quente indica ainda que para nova diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança foi escolhida Maria João Ramos, sucedendo a Sandra Valdemar, que já cessou funções em meados de outubro, e que estava no cargo desde 2016.
Maria João Ramos é professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança. No que diz respeito à política, é secretária da Comissão Política Distrital do PSD e também foi eleita para o conselho nacional dos social-democratas no último congresso, em outubro de 2024.
Vítor Bebiano, de 46 anos e natural de Alfândega da Fé, foi também o escolhido para coordenar o Centro de Emprego de Macedo de Cavaleiros, sucedendo a Luís Filipe Fernandes que cessou funções do cargo de diretor adjunto do Centro Distrital de Bragança, que exercia desde outubro de 2018. Tem licenciatura de professor do ensino básico, variante de educação física, e exerce as funções de técnico superior de desporto na Câmara de Alfândega da Fé.
Recorde-se que Vítor Bebiano já tentou candidatar-se, por duas vezes, à presidência da câmara municipal de Alfândega da Fé, em 2017 e 2021, pelo PSD, sendo atualmente vereador da oposição nesta autarquia.
Faz parte da comissão política distrital de Bragança do PSD (vogal) e é também presidente da concelhia dos sociais-democratas em Alfândega da Fé. É também empresário agrícola, dedicando-se à produção de vinho.
Jornalista: Rita Teixeira