Esta sexta-feira, 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo. A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB) junta o útil ao agradávele vai dar a conhecer aos alunos da licenciatura de Turismo o Património Cultural de Mirandela.
A iniciativa lúdico-pedagógica pretende sensibilizar os futuros profissionais do setor para a relevância do património cultural e natural da cidade de Mirandela e para a importância da sua valorização enquanto fator de coesão social, fundamental para o bem-estar das comunidades.
A visita inclui paragens em três dos principais pontos culturais da cidade, todos acessíveis através do comboio turístico de Mirandela. O percurso terá início às 9h00, com partida do campus da EsACT-IPB em direção à Ecoteca de Mirandela, onde os alunos terão a oportunidade de visitar a exposição de pintura “Fui às Vindimas”, da artista Rita Costa, e explorar as instalações deste espaço ambiental. A segunda paragem será às 10h00, na recentemente requalificada Estação Ferroviária de Mirandela, onde será destacado o papel simbólico deste espaço na história da cidade e o seu potencial de revitalização para o turismo local. A visita termina com uma passagem pelo Museu da Oliveira e do Azeite (MOA), onde os estudantes assistirão a um documentário sobre a tradição e a importância da cultura do azeite para a economia local.
Com esta iniciativa, a EsACT-IPB pretende destacar a interligação entre o turismo e a paz, mostrando aos estudantes que o conhecimento profundo do território onde atuam, assim como a preservação e valorização do património cultural e natural, são elementos essenciais para fomentar o desenvolvimento sustentável e pacífico das comunidades. Para além disso, pretende-se também que os estudantes adquiram competências práticas que complementem a sua formação académica, nomeadamente ao nível da interpretação do património e gestão de destinos turísticos.