A equipa de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal tem duas novas caras para a temporada de 2024/2025. Irmãs e provenientes de Mirandela, Matilde Pinto, de 18 anos, e Joana, de 15 anos, chegaram a Alvalade vindas do CTM Mirandela.
As irmãs, vistas como grandes promessas da modalidade, estiveram recentemente no Campeonato da Europa de Jovens, em Malmö, na Suécia, tendo obtido bons resultados. Enquanto Matilde Pinto chegou aos quartos-de-final na prova de pares mistos, Joana Pinto conquistou a medalha de bronze na prova de equipas sub-15.
Agora, na chegada ao Sporting CP, a dupla não escondeu a felicidade por este passo na carreira, como deu conta Matilde Pinto, que aos 18 anos é Tricampeã Nacional de sub-19 e, desde há dois, presença habitual na seleção nacional de séniores.
“Estou muito feliz por vir para o Sporting CP. Não é qualquer pessoa que consegue chegar aqui, por isso sinto-me lisonjeada pelo facto de o Clube me ter escolhido”, referiu Matilde Pinto, atleta mirandelense. “Não posso prometer títulos porque não depende só de mim, mas prometo dar o meu melhor e que vou lutar sempre. Gostava de voltar a ser Campeã Nacional de sub-19, que seria o quarto título consecutivo, e de ganhar a prova em equipas no mesmo escalão pelo Sporting CP – tal como em seniores. Seria um belo presente”.
Já Joana Pinto, que é regularmente convocada para a seleção nacional de sub-15, expressou a satisfação por poder evoluir num emblema como o de Alvalade. “Fico muito feliz por chegar a um clube tão grande como o Sporting CP. Este é o desejo de muitas atletas mais novas como eu e fico feliz por estar a realizá-lo”, frisou, acrescentando que vai “treinar muito para atingir bons resultados”.
Nesta nova aventura, Joana Pinto vai contar com o apoio da irmã Matilde, que a inspirou a começar a praticar a modalidade e a ajuda em todos os momentos.
João Almeida, selecionista do ténis de mesa, justificou estas duas contratações com o facto de o Sporting CP querer ter “sempre os melhores atletas de Portugal”.
“A Matilde e a Joana inserem-se nesse lote, são atletas que estão habitualmente nas seleções. A Matilde, apesar de ser jovem, já tem muitas presenças na seleção nacional sénior e esteve no Europeu de sub-19, enquanto a Joana participou na competição de sub-15. São atletas com muito futuro que acompanhamos há algum tempo e em quem acreditamos muito”, considerou o responsável, definindo os objetivos do Clube para a época que se avizinha.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Sporting Clube de Portugal