A EPA – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais – em Mirandela passa a dispor de um novo polidesportivo que servirá de apoio às aulas de educação física e também para a utilização permanente dos alunos oriundos dos Países Africanos de Língua Portuguesa que frequentam aquela escola.
A inauguração do espaço desportivo, bem como de uma nova sala da agricultura sustentável aconteceu, na passada sexta-feira, e resulta de um investimento a rondar os 50 mil euros financiado por verbas da própria escola e com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE).
O Diretor da EPA entende que “está dar-se nova vida à escola” com este investimento. “O parente pobre da escola, que era a educação física, tem agora um espaço polidesportivo que serve essencialmente para dar apoio às aulas de educação física, pois temos um ginásio com mais de 60 anos que realmente precisava de obras, mas que não conseguimos requalificá-lo, pelo que o polidesportivo vem dar essa ajuda que também será importante para os nossos alunos lusófonos que estão connosco 365 dias por ano poderem praticar desporto aos fins-de-semana e durante as férias”, adianta Marcelino Martins.
Também a nova sala passa a disponibilizar melhores condições para diversos eventos. “É o chamado Espaço de Agricultura Sustentável, por cima da adega do vinho, onde funciona o curso de vitivinícola e temos aqui esta infraestrutura magnífica que vai servir para recebermos convidados, para ter palestras de várias temáticas, da área agrícola, da área da vitivinícola, de diversas áreas”, acrescenta.
O Diretor da DGESTE sublinha a importância destes investimentos para dar mais condições a quem frequenta. “Todas as infraestruturas que podemos acrescentar trazem mais qualidade à formação que é administrada e quer a escola, gerindo as suas receitas próprias e os fundos do Fundo Social Europeu através do POCH, quer o Ministério, quando pode, contribuem de alguma maneira para alavancar ou ajudar a alavancar estas melhorias, fazem a diferença porque estes jovens, nomeadamente os dos PALOP que estão aqui no vosso território, merecem que todos os dias nos esforcemos para que tenham melhores condições”, afirma João Gonçalves, acrescentando que, em breve, “vamos tentar dar uma dinâmica diferente a este apoio, promovendo até encontros com todas as escolas agrícolas, as 14 escolas agrícolas públicas nacionais, procurando vias de financiamento para a melhoria quer das infraestruturas, quer dos equipamentos”.
A EPA de Carvalhais passa a ter um novo polidesportivo e uma sala para conferências e outros eventos denominada de “sala da agricultura sustentável”.
Jornalista: Fernando Pires