A 14 de dezembro terminam as comemorações do 20º aniversário da elevação do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial, em Vila Real, na Casa de Mateus, com a entrega do prémio Arquitetura do Douro 2022 e o lançamento do prémio Vinha Douro.

A Vinha Douro tem o objetivo de distinguir as boas práticas em viticultura que salvaguardem os interesses patrimoniais e que sejam exemplo de boas práticas do ponto de vista ambiental, no território classificado pela UNESCO.

Lançado pela CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), o prémio Arquitetura do Douro, tem uma periodicidade bienal e tem como intuito divulgar e promover a “excelência da arquitetura” no Alto Douro Vinhateiro e “boas práticas” no exercício da arquitetura em obras de construção, conservação e reabilitação de edifícios, bem como intervenções de redesenho urbano no espaço público.

Edificações ou conjuntos arquitetónicos construídos de raiz ou objeto de grande reabilitação que estejam implantados no território da NUT III Douro e cuja intervenção tenha sido realizada após a classificação da UNESCO, a 14 de dezembro de 2001, podem candidatar-se a este prémio.

António Cunha, presidente da CCDR-N, falou em março, durante o lançamento da edição de 2022 que “mais que distinguir, este prémio é um farol que ilumina boas práticas num território sensível, exigente e especial, como é o Douro Vinhateiro Património Mundial, apontando exemplos de futuro. Exemplos com uma filosofia replicável, inspiradora”.

Este prémio conta com a parceira da DRCN- Direção Regional da Cultura do Norte, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e a Ordem dos Arquitetos- Secção Regional do Norte.

Na passada edição, foi o arquiteto Eduardo Souto Mota que venceu o prémio Arquitetura do Douro com a obra da Central Hidroelétrica do Tua.

Na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, o presidente da CCDR-N propõe-se a fazer uma reflexão sobre estas duas décadas e projetar o futuro do Alto Douro Vinhateiro.

O programa de aniversário prolongou-se durante um ano e incluiu várias iniciativas de carácter cultural, nomeadamente exposições, concertos, um ciclo de seminários e conferências e um conjunto de iniciativas de educação para o património.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider