O Ministério do Ensino Superior divulgou, esta quinta-feira, que mais 9154 estudantes entraram na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) recebeu um total de 557 alunos.
Segundo o Governo, apresentaram-se a concurso 22.953 alunos para 11.649 vagas, “às quais acresceram 1857 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados na segunda fase.”
Na primeira fase o IPB recebeu 1 074 candidatos, um aumento de cerca de 50 estudantes, em relação a 2020. Agora, com os resultados da segunda fase, somam-se mais 470 alunos.
Relativamente à Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT), sediada em Mirandela, recorde-se que esta também viu serem preenchidas 60% do total de vagas colocadas na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Das 392 vagas distribuídas pelos oito cursos lecionados na instituição, foram preenchidas 232. Chegam agora à cidade jardim, mais de 140 novos alunos colocados.
De referir ainda que o IPB não conseguiu colocar nenhum aluno em nove cursos, sendo eles Informática de Gestão, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Informática de Gestão, Engenharia de Energias Renováveis, Tecnologia e Gestão Industrial, Engenharia Zootécnica, Engenharia do Ambiente e Engenharia Agronómica.
A nível nacional, nesta segunda fase do concurso não foram ocupadas 4441 vagas.
Para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 14 e 18 de outubro junto da instituição de ensino superior.
A candidatura à terceira fase do concurso é apresentada entre 21 e 25 de outubro através do sistema online, disponível no sítio da Internet da DGES.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens