A empresa Cuga, anteriormente conhecida como Varandas do Sousa, anunciou um investimento de três milhões de euros para modernizar as suas instalações e aumentar a produção de cogumelos, prevendo atingir a marca de 6,4 mil toneladas até 202

A Cuga, líder no mercado nacional de cogumelos com uma quota de 85%, está a dar um passo significativo na sua expansão. Com unidades de produção localizadas em Benlhevai (Vila Flor), Vila Real e Paredes, a empresa visa requalificar as suas linhas de produção e otimizar o sistema de refrigeração, assegurando a qualidade dos produtos desde a colheita até à prateleira.

“Os cogumelos que cultivamos no Norte de Portugal são superalimentos nutritivos e saborosos, mas ainda não conquistaram o lugar que merecem na mesa dos portugueses”, afirmou Nuno Pereira, CEO da Cuga. O objetivo é elevar o consumo de cogumelos em Portugal a níveis comparáveis aos de países mais desenvolvidos, incentivando os consumidores a incorporá-los nas suas refeições diárias.

A Cuga prevê um aumento de 50% nas vendas até ao final de 2026, passando de uma produção anual de 4,5 mil toneladas para 6,5 mil. Para alcançar esse objetivo, a empresa está a implementar melhorias que garantem que os cogumelos sejam refrigerados uma hora após a colheita, mantendo a frescura e a qualidade até chegarem aos consumidores.

A empresa também planeia diversificar a sua gama de produtos, tornando os cogumelos mais acessíveis e visíveis nos supermercados. Para isso, quer introduzir uma segmentação clara dos diferentes tipos de cogumelos, juntamente com embalagens que incluam códigos QR que redirecionam para sugestões de receitas.

Com este investimento e a nova estratégia de mercado, a Cuga não só visa aumentar a produção de cogumelos, mas também reforçar a presença deste alimento na dieta dos portugueses, contribuindo para a dinamização da economia local e do setor agrícola em Portugal.

Jornalista: Lara Torrado

Slider