Jovens vão realizar, pela primeira vez, exames nacionais digitais. Trata-se de um projeto-piloto que vai ser aplicado a algumas disciplinas do secundário, no próximo ano letivo.

“O projeto-piloto será aplicado a todos os alunos que fazem uma determinada disciplina. Ainda não escolhemos as disciplinas, mas serão duas ou três que não tenham nem muito poucos nem muitos alunos inscritos” revelou Luís Pereira dos Santos, presidente do IAVE, em declarações à agência Lusa.

No entanto, há disciplinas que foram votadas para ficar de fora, é o caso de Biologia e Geologia, Português, Física e Química A ou Matemática, matérias que chegam a ter mais de 40 mil alunos inscritos, apenas na 1ª fase.

Segundo avança a Lusa, é certo que já no ano de 2025, todas as provas serão em formato digital, quer sejam as provas de aferição do ensino básico, ou exames nacionais.

Mais de 250 mil alunos do 2º, 5º e 8º ano vão realizar, este ano, provas de aferição em formato digital, no entanto, a decisão tem sido alvo de críticas por parte dos diretores, professores e pais.

A partir do site do IAVE já é possível visualizar provas digitais que seguem o modelo do que será apresentado nos exames.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Uniarea

Slider