A Câmara de Mirandela divulgou que, em 2024, procedeu à inoculação e remoção de 177 ninhos da vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática.

A autarquia revelou que com “o apoio dos munícipes, têm sido detetados inúmeros ninhos”, não só em espaços rurais, mas também em perímetro urbano.

O município explica que tem vindo a aplicar “um conjunto de medidas que pretendem minimizar o impacto da presença desta espécie invasora carnívora, predadora de abelhas e que representa uma grande ameaça para a apicultura”. Desta forma, o Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico Floresta eliminou 177 ninhos. 

Para combater a espécie foram colocadas estrategicamente armadilhas em vários pontos do concelho, sensibilizar a população, assim como desativar os ninhos.

Segundo a mesma nota, atualmente, o concelho de Mirandela conta com 32 armadilhas estrategicamente posicionadas, visando garantir a segurança da população, proteger o efetivo apícola e, desta forma, minimizar os impactos no sector agrícola e no cultivo de produtos endógenos.

“Desde o início da implementação deste projeto de distribuição de armadilhas já foram capturadas 491 vespas velutinas fundadoras, evitando assim a criação de um número equivalente de ninhos”, revela a autarquia.

Recorde-se que esta espécie tem um nível de agressividade idêntica à espécie europeia, mas se sentirem o ninho ameaçado reagem de forma agressiva, incluindo perseguições até algumas centenas de metros, colocando em perigo as pessoas e animais.

A Câmara de Mirandela pede que no caso de deteção ou suspeita de ninhos de vespa velutina a população comunique aos serviços do município, através dos contactos telefónicos 278 200 200 ou 932 657 031 (Proteção Civil), por forma a proceder-se à sua identificação e posterior destruição, com a brevidade possível, minimizando assim eventuais prejuízos.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider