O Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, foi eleito Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, no passado dia 10 de novembro.

Em comunicado, o Município refere que o organismo que integra os quatro municípios transmontanos abrangidos pela barragem do Baixo Sabor – Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo – vai ser presidido durante os próximos anos pelo autarca alfandeguense, que sucede a Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Para o atual Presidente, os próximos anos vão ser decisivos no desenvolvimento das potencialidades turísticas, económicas e ambientais da região, sobretudo, dos territórios abrangidos pelos Lagos do Sabor.

A Associação de Municípios do Baixo Sabor e os quatro autarcas têm como prioridade a criação de um Programa de Valorização Económica específico para este território, o PROVERE – Lagos do Sabor, e a certificação dos 2300 km2 dos quatro municípios como uma Bio-Região.

Em cima de mesa estão, ainda, outros objetivos para os próximos quatro anos, tais como a implementação da Rota da Pintura Mural (Projeto História a Fresco); a defesa da continuidade de Programas de Empreendedorismo e Defesa do Meio Ambiente junto do novo proprietário das Barragens (MOVHERA e ENGIE); terminar a negociação da nova fórmula do Fundo Baixo Sabor, de forma a aumentar o valor anual, e implementar uma estratégia para certificar as estações náuticas dos Lagos do Sabor e desenvolver todas as potencialidades turísticas desta reserva de água com mais de 70 km de extensão.

Do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor fazem parte, ainda, os autarcas de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros na qualidade de secretário e na qualidade de vogal, respetivamente. 

Slider