O Guarda-Redes, natural de Mirandela, que representa a equipa do Vina Valdepeñas, da Primeira Liga de Futsal espanhola, está entre os convocados pelo selecionador nacional, Jorge Braz, para os dois encontros que Portugal vai realizar diante da República Checa, ambos de qualificação para o Euro-2022.
Edu Sousa, de 24 anos, já reagiu na sua página pessoal da rede social Facebook. Escreveu que se sente “muito feliz por estar entre os eleitos”.
O mirandelense foi considerado o quinto melhor guarda-redes de futsal do mundo na 21ª edição dos Futsal Planet Awards 2020, e foi distinguido como o melhor guarda-redes a atuar na Liga Espanhola, na época transata.
Edu tem 5 internacionalizações pela seleção lusa.
O primeiro encontro está agendado para o dia 5 de março, no Pavilhão do Leões de Porto Salvo, enquanto o reencontro será disputado em Praga, na capital checa, no dia 10 de março.
A Equipa das Quinas concentra-se no domingo (28 de fevereiro) à noite efetuando a preparação para o primeiro jogo em Porto Salvo.
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega.
Os primeiros jogos foram com a Polónia, com um empate em Portugal e uma vitória da seleção lusa, em Lodz, na Polóna.
Depois dos jogos com a República Checa, há ainda a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.
Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 – os restantes dois segundos classificados disputam um “play-off”, de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.
Jornalista: Fernando Pires