O Centro de Interpretação do Território de Sambade, em Alfândega da Fé, começa o ano de 2025 com uma nova exposição. “Douro, lugar de um encontro feliz”, de António Barreto, trata-se de uma mostra de fotografias que ilustram a região do Douro entre os anos de 1978 e 2014. A abertura da Exposição no CIT acontece no próximo dia 9 de janeiro, às 15 horas.

A exposição faz parte do espólio itinerante do Museu do Douro e integra um projeto realizado em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

A exposição conta com uma parte desse espólio de fotografias a cores e a preto-e-branco, mostrando a diversidade de pontos de vista e de impressões proporcionada pela região, com particular foco nas vinhas, no vinho, no rio e nos socalcos e encostas dos vales do Douro e seus afluentes.

“Nesta região, ocorreu, há séculos, um encontro feliz entre trabalhadores, lavradores e comerciantes, entre portugueses e estrangeiros, do qual resultou um grande vinho e uma paisagem única. Esta última, de excecional beleza, é o resultado de um enorme esforço humano de trabalho, cuidado e disciplina” refere a nota de imprensa enviada à redação do Canal N.

A exposição vai estar patente ao público, no CIT de 9 de janeiro a 16 de março de 2025.

Jornalista: Lara Torrado

Slider