Bordalo II, artista plástico português, acabou hoje dois morais dedicados ao burro de Miranda do Douro, no PINTA- Parque Ibérico Natureza e Aventura, no concelho de Vimioso.

O trabalho do artista encontra-se inserido no projeto “Big Trash Animals“. Este faz retratos de animais em vias de extinção e emblemáticos de cada região, tendo já ilustrado vários por todo o país e até pelo mundo.

Feito através de material que colocam em risco os animais, este projeto “cria imagens das vítimas da civilização do mal”, explica. As ilustrações são feitas através de desperdícios de plástico, peças automóveis, entre outros detritos.

“Estes dois trabalhos representam o burro mirandês, uma espécie que se encontra ameaçada de extinção, devido à falta de utilização por parte das populações, havendo porém projetos que mantêm a sua preservação”, como a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), explicou o artista à agência Lusa.

“Fizemos uma recolha porta a porta de resíduos e chegámos à conclusão que há muito plástico no meio ambiente fruto da habituação da sociedade a este material. Para fomentar a economia circular e valorizar o burro de Miranda, avançámos com estes dois trabalhos, agora concluídos”, frisou Miguel Nóvoa, secretário técnico da AEPGA.

A elaboração dos dois morais do burro mirandês, desde o trabalho em estúdio até à sua finalização, demorou cinco dias a ser preparado.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Lusa

Slider