Três amigos, dois deles naturais do concelho de Mirandela, emigrantes em França, partiram, esta manhã, para uma aventura de bicicleta entre Le Puy-En-Velay e Mirandela, numa distância de 1442 quilómetros.
Se tudo correr bem, chegam ao Santuário de Nossa Senhora do Amparo, na cidade mirandelense, no próximo dia 26 de junho.
José Lage, natural de Chelas, Carlos Salvador, de Pousadas, ambos do concelho de Mirandela, e ainda Hugo Vilar, são os três amantes das bicicletas que têm a intenção de concretizar o “desafio dos sexagenários”, como os próprios designaram esta aventura.
José Lage revela que já era uma ambição antiga e que a ideia passa por fazer parte do caminho de Santiago, mas acima de tudo fazer o percurso que durante tantos anos fizeram quando vinham de férias para Portugal. “Tantas vezes fizemos essa estrada de carro que agora nos lembramos de fazer de bicicleta e também nos permite revisitar algumas aldeias que antigamente faziam parte do percurso, mas que deixamos de passar devido ao aparecimento das auto-estradas”, conta.
José Lage acrescenta que a paixão pela terra Natal foi outro dos motivos que os levaram a avançar para esta aventura. “Os dois somos de Mirandela e temos uma grande amizade à cidade de Mirandela e à região, pelo que também acabou por ser determinante na nossa intenção de realizar esta aventura”.
O percurso vai ser distribuído por 15 etapas com uma média de 100 quilómetros diários. Sete etapas em território francês, outras sete em Espanha e a última etapa já em território português.
José Lage acredita que o desafio vai ser superado, até porque a preparação tem sido adequada. A preparação física e psicológica, a manutenção dos equipamentos e o estudo da trajetória são cruciais.
“Já treinamos há muito tempo, sozinhos ou juntos, e já tenho cerca de 3000 quilómetros feitos desde o início do ano, pelo que penso que estamos bem preparados.”
Durante os primeiros sete dias, os três aventureiros contam com o apoio logístico de outros três amigos, apenas até aos Pirinéus. Depois ficam por sua conta e risco.
Se tudo correr bem chegam a Mirandela no dia 26 de junho.
Jornalista: Fernando Pires