Depois de alguns dias sem o boletim das autoridades de saúde sobre a evolução da pandemia no distrito de Bragança, este sábado são conhecidos os números atualizados que dão conta de 113 novos casos de infeção e 144 pacientes recuperados, desde a passada terça-feira.

Significa que se verifica uma redução de casos ativos no distrito, sendo agora 376, dos quais 10 estão internados em enfermaria nos três hospitais (Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros) e 6 encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos, em Bragança.

Nos últimos quatro dias, houve um aumento de casos ativos nos concelhos de Alfândega da Fé, Vila Flor, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães. Em sentido contrário, os concelhos de Bragança, Vinhais, Mirandela, Miranda do Douro e Vimioso têm agora menos infetados do que na terça-feira.

Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros e Freixo de Espada à Cinta têm precisamente o mesmo número de casos ativos.

Confira os infestados por concelho, as diferenças faze à passada terça-feira e as freguesias mais atingidas:

BRAGANÇA 189 (-28) 146 na cidade. 5 em Santa Comba de Rossas; 3 em Castro de Avelãs, Grijó de Parada, Pinela, Quintela de Lampaças e Samil
ALFÂNDEGA DA FÉ 61 (+9) 29 em Sambade; 18 em Parada e Sendim da Ribeira; 8 na vila
MIRANDELA 47 (-1) 46 na cidade
VINHAIS 17 (-14) 8 na vila; 3 em Penhas Juntas
VIMIOSO 15 (-1) 6 na vila; 5 em Pinelo; 3 em Algoso
MIRANDA DO DOURO 10 (-1)
CARRAZEDA DE ANSIÃES 10 (+1) 5 na vila; 3 em Campelos
VILA FLOR 8 (+2) 3 em Samões
MACEDO DE CAVALEIROS 7
FREIXO DE ESPADA À CINTA 6
MOGADOURO 5 (+2)
TORRE DE MONCORVO 1

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

Entretanto, este sábado, em Mirandela, o Centro de Vacinação abriu as portas às nove da manhã para receber as crianças entre os 9 e os 11 anos que conseguiram fazer o auto agendamento da vacina contra a covid-19.

A coordenadora daquele centro de vacinação revela que foram reportados alguns constrangimentos no auto agendamento. “Tivemos relatos de alguns pais que não conseguiram fazer o registo devido a problemas informáticos na plataforma, mas estamos a dizer a todos que, independentemente de conseguiram fazer o auto agendamento, podem vir este fim-de-semana vacinar os seus filhos”, adianta a enfermeira Natália Silva.

Para este fim-de-semana, conseguiram agendar a vacina pouco mais de 120 crianças do concelho de Mirandela, mas Natália Silva acredita que muitas mais possam comparecer no Centro de Vacinação, mesmo sem terem efetuado o auto agendamento na plataforma.

O Centro de Vacinação de Mirandela, instalado no Pavilhão do Inatel, vai funcionar, este domingo, entre as 09,00 horas e as 16,00 horas.

Jornalista: Fernando Pires

Slider