A Palombar vai organizar dia 12 de setembro, das 09h00 às 12h30, uma sessão de Anilhagem Científica de Aves.

A organização não governamental de ambiente, Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, anunciou que vai comemorar o Dia da Ecologia – que se assinala no próximo dia 14 de setembro – com uma sessão de Anilhagem Científica de Aves, em Vila Chã da Ribeira, no concelho de Vimioso.

A anilhagem científica de aves é um método que consiste na marcação indivídual dos individuos capturados, tendo-se tornado popular na investigação científica dado a sua elevada eficácia no estudo da biologia, ecologia e comportamento de aves.

A iniciativa internacional visa “aproximar a Ecologia e os ecólogos da sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), em conjunto com a Federação Europeia de Ecologia (EEF)”, explica na nota.

Vão ser ainda divulgados diversos conteúdos de sensibilização e educação ambiental destinados a diferentes faixas etárias, nomeadamente, o documentário “Proteger a rapina das searas”; os livros “O Diário secreto da Águia-de-Bonelli” e “Estratégias de Combate ao Uso Ilegal de Venenos em Portugal”, o “Guia Informativo – Manual de Instalação de Pastagens Biodiversas” e quatro folhetos de atividades “As aves fazem mais do que cantar”.

Numa altura em que as questões ambientais e de sustentabilidade do Planeta Terra tornam-se incontornáveis, e que as ameaças à biodiversidade e aos ecossistemas intensificam-se, a organização considera que a celebração deste dia é “muito mais do que uma simbologia, é uma forma de alertar, sensibilizar e, sobretudo, agir para assegurar um desenvolvimento humano efetivamente sustentável”, remata.

O que vai aprender ao participar nesta atividade? A Palombar explica.

Durante a atividade, estará em contato direto com a natureza e aumentará o conhecimento sobre a anilhagem cientifica de aves e os valores naturais existentes na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000, ao participar numa ação de educação ambiental onde se pretende capacitar os participantes para que sejam agentes ativos e informados sobre aspetos relacionados com a proteção e valorização da biodiversidade, nomeadamente da avifauna e dos habitats de que dependem. Ficará a conhecer, ainda, os métodos de captura, marcação e monitorização das populações de aves silvestres.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Luís Ribeiro/Palombar

Slider