Estudo diz que cerca de 1,2 milhões de votos foram desperdiçados nas últimas eleições legislativas, em outras palavras, não elegeram nenhum deputado. Os círculos eleitorais do interior são os mais afetados.
Os votos correspondem a 20,4% do total. Cerca de 90% dos votos de Lisboa e de 84% dos votos do Porto elegem deputados ao contrário dos votos do interior, como é o caso de Portalegre que 49,5% dos votos não elegeram nenhum deputado.
O estudo foi concluído por Henrique Oliveira, matemático do Instituto Superior Técnico (IST). É uma atualização de um estudo feito no ano passado, que não tinha contabilizado os votos dos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa.
Henrique salienta que o interior já é muitas vezes esquecido. Esse esquecimento é espelhado na perda de valor, em termos democráticos, de votos comparados ao litoral. Os votos do interior e dos emigrantes, valem menos que os votos de Lisboa, Porto e os outros grandes círculos.
Para o matemático, a resposta está em criar um círculo de compensação nacional, ou agrupar os círculos do interior em grandes círculos.
Jornalista: Mafalda Morais