Depois de um verão em que atingiu o recorde mínimo de reserva de água, a albufeira da barragem de Vila Chã está agora com 100% de capacidade de armazenamento. Esta situação deve-se à forte e constante precipitação que se tem vindo a registar.

“Está completamente cheia”, mencionou o vice-presidente de Alijó, Vítor Ferreira, em declarações à agência Lusa.

Durante o verão as campainhas de alarme do concelho de Alijó soaram. Tinha-se batido o “recorde de caudal mínimo de reserva de água” na barragem de Vila Chã. A barragem atingiu os 16% de capacidade, valor este nunca antes visto, “o valor mínimo que, até agora, tínhamos registado era de 19%” ressalva o vice-presidente.

A 22 de novembro, o Vítor Ferreira referiu que a albufeira tinha começado a encher e que se encontrava a 20% da capacidade de armazenamento, acreditando-se que, em janeiro, esta cota fosse mais significativa.

Devido à chuva que se verificou nestas últimas semanas, as escorrências para a albufeira aumentaram e aceleraram o processo de enchimento. Segundo Vítor, a barragem começou a encher e até a transbordar na parte superior. “Este ano, pelo menos para o verão, não deveremos ter problemas de água”, salientou o autarca.

No verão passado, verificaram-se constrangimentos no concelho a partir de outras fontes de abastecimento, nomeadamente nascentes. Na aldeia de Vale de Agodim também se fizeram sentir preocupações e foi necessário recorrer aos bombeiros para abastecer os depósitos.

Com o financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente, o município vai adquirir um camião cisterna para os reabastecimentos durante este ano. No entanto vai, também, apostar-se na sensibilização junto da população para a poupança e uso de água.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: SIC Notícias

Slider