Os Pauliteiros de Miranda do Douro são agora Património Cultural Imaterial
Depois da inscrição da manifestação do “Processo de Confeção da Capa de Honras” a 15 de novembro de 2022, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, recebe agora a aprovação da Candidatura de Inscrição das “Danças e Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro.
A aprovação revela-se importante na preservação da identidade cultural de Miranda do Douro.
Os Pauliteiros de Miranda do Douro representam uma das tradições culturais mais significativas de Portugal, sendo parte essencial da identidade e história da região transmontana.
Em declarações ao Canal N, Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, adiantou que “este reconhecimento é um marco que reforça a importância dos Pauliteiros, uma vez que estes são os maiores embaixadores da cultura mirandesa. É com enorme satisfação que recebemos esta notícia.”
Esta é agora uma firmação da resistência cultural e preservação das raízes do povo mirandês. Esta aprovação garante a continuidade de uma das expressões culturais mais autênticas do país, promovendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento da valorização da identidade da cidade raiana.
Jornalista: Micaela Costa