O município de Miranda do Douro submeteu, esta segunda-feira, dia em que se assinala o Dia da Cidade, a candidatura a património da UNESCO. Hoje em dia, os pauliteiros são uma das principais atrações do nordeste transmontano e um dos ícones da cultura e tradição das Terras de Miranda.
“Trata-se de um momento histórico para a cultura mirandesa, que finalmente chegou. Com a inscrição das “Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro” para depois nos preparamos para outros objetivos como a inscrição desta temática no património imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) “, referiu Helena Barril, autarca de Miranda do Douro, em declarações à agência Lusa.
A candidatura das “Danças e Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais” foi submetida esta segunda-feira, dia em que a cidade de Miranda do Douro está em festa, pois assinala o 478º aniversário de elevação a cidade (que aconteceu a 10 de julho de 1545).
Os Pauliteiros de Miranda consistem em grupos de oito homens que dançam ao ritmo dos sons da gaita-de-foles, caixa e bombo.
Hoje em dia, também já há mulheres que dançam esta dança guerreira, característica das Terras de Miranda, chamada “dança dos paus”.
Jornalista: Lara Torrado