DADOS INTERCALARES INDICAM QUE MIRANDELA BAIXOU DE ESCALÃO DE RISCO MAS AINDA TERÁ RECOLHER OBRIGATÓRIO NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Convém esclarecer que esta descida não tem, para já, qualquer impacto nas medidas a que cada concelho está sujeito até ao final do atual estado de emergência, que termina às 23:59 de 23 de dezembro. Nova reavaliação, na próxima sexta-feira, é que irá confirmar, ou não, a descida de escalão.

A evolução da situação epidemiológica da Covid-19 revela que os municípios de Mirandela, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro baixaram de escalão de risco, no período de 25 de novembro a 8 de dezembro, face à classificação com base nos 14 dias terminados a 2 de dezembro. 

Em contrapartida, o concelho de Vimioso é o único do distrito que passa a estar num patamar de risco superior, de acordo com os dados revelados, ontem, pela Direção-Geral de Saúde (DGS). 

Comparando com a situação registada a 2 de dezembro, data que serviu de referência para a classificação dos concelhos feita pelo Governo para o atual estado de emergência, com esta contabilidade, que convém referir é ainda provisória, o concelho de Mirandela passaria de risco muito elevado de contágio para elevado. Freixo de Espada à Cinta e Macedo de Cavaleiros desciam de risco extremamente elevado de contágio para risco muito elevado e Mogadouro passava de risco elevado para moderado.

No entanto, convém esclarecer que esta descida não tem, para já, qualquer impacto nas medidas a que cada concelho está sujeito até ao final do atual estado de emergência, que termina às 23:59 de 23 de dezembro.

O que equivale a dizer que no distrito de Bragança, continuam a ser 8 os concelhos que ainda terão recolher obrigatório durante a semana, a partir das 23,00 horas e no próximo fim-de-semana, a partir das 13,00 horas: Mirandela, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.

Com recolher obrigatório, apenas durante a semana, a partir das 23,00 horas, estão os concelhos de Mogadouro e Vinhais.

Enquanto, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães não têm recolher obrigatório, nem sequer durante a semana.

Na próxima sexta-feira, o Governo vai reavaliar a situação epidemiológica, sendo que os 14 dias que vão contar para essa análise já não será o intervalo de 25 de novembro a 8 de dezembro, mas antes de 3 de dezembro a 16 de dezembro e por isso não é um dado adquirido que, por exemplo, Mirandela venha a baixar de escalão.

Jornalista: Fernando Pires 

Slider