A cultura está em grande destaque na última quinzena de setembro no concelho de Macedo de Cavaleiros, com o festival “Oito mãos” a decorrer já no próximo fim de semana.
São duas semanas onde a música e o teatro são elementos centrais na animação cultural do concelho transmontano, “que conta ainda com mais um evento de dinamização da renovada estação ferroviária da Linha do Tua”, adianta a autarquia, em comunicado.
O primeiro evento acontece já este sábado, 16 de setembro, com a VI edição do “Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro”, uma iniciativa que pretende envolver exclusivamente quartetos e durante o qual os concertos são realizados, exclusivamente, em monumentos classificados ou de interesse municipal. Em Macedo de Cavaleiros, o evento acontece a partir das 21 horas, na Igreja Matriz de São Pedro.
O concerto ficará a cargo do Bayan Quartet, um quarteto de acordeões que surge da vontade de quatro amigos com um vasto currículo musical. Pedro Santos, Carisa Marcelino, Nelson Almeida e Paulo Neto são músicos premiados em vários concursos nacionais e internacionais, que se juntaram para divulgar em quarteto um vasto repertório para esta formação e que prometem uma noite diferente.
“Macedo de Cavaleiros é, como grande parte do território nacional, um concelho muito ligado ao religioso, nomeadamente através da arte, mas também com uma forte presença do profano, desde logo com os nossos Caretos de Podence”, explica o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, citado em nota de imprensa. Para Benjamim Rodrigues, “este tipo de eventos é mais uma forma de valorizar dois planos que se devem complementar e não opor”.
Até final do mês, Macedo de Cavaleiros vai ainda acolher, no próximo dia 23 de setembro, a peça de teatro “Paris, Le Moulin Du Maupassant”, de Ángel Fragua e Mara Correia. O espetáculo decorre às 21h30, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Turismo, Macedo de Cavaleiros promove várias atividades de promoção deste importante setor económico do concelho. No dia 27 de setembro, o Espaço da Estação, localizado na antiga estação ferroviária de Macedo, decorre um concerto com o grupo Mississippi Gumbo, uma banda portuguesa de Blues com raízes assentes na música americana da região do Mississippi, usando instrumentos característicos do Blues roots tradicional como a guitarra dobro, harmónica e washboard.
“É mais um espetáculo que traz a cultura a Macedo de Cavaleiros, com propostas alternativas e que, em paralelo, ajudam a dinamizar novos espaços coletivos na nossa cidade, como é o caso da antiga estação ferrovia, desativada desde 1991”, sustenta Benjamim Rodrigues.