A delegação da Cruz Vermelha de Bragança disponibilizou uma plataforma online, denominada por +Competências, para recrutar utilizadores junto da escolas. O objetivo é ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho e terem bases digitais.
O Presidente da Cruz Vermelha de Bragança, Duarte Soares, referiu que os participantes terão acesso a formações, durante quatro semanas, que servirão de ajuda na procura de emprego.
“Estamos a falar de ‘soft skills’ competências informais, que muitas vezes são desvalorizadas pelas instituições que nos dão a formação mais técnica, mas que depois no mercado de trabalho são muito importantes até ao nível do acesso ao mercado de trabalho, nas próprias entrevistas, falamos de questões como a auto-confiança, a capacidade de resolução de problemas”, salientou.
Inicialmente serão recrutados jovens do ensino secundário mas a delegação pretende chegar até aos alunos do ensino superior.
A Cruz Vermelha de Bragança é a primeira delegação a implementar a plataforma online e vai recrutar cerca de 300 jovens, sendo que as parcerias já estão estabelecidas com os agrupamentos escolares do distrito de Bragança.
Jornalista: Inês Carvalho