Os pais e alguns habitantes de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, avançaram com uma petição pública, de forma a evitar o fecho da escola da aldeia. O objetivo é fazer chegar o descontentamento dos cidadãos ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A petição foi criada depois dos pais abordarem diretamente o executivo de Macedo sobre o encerramento da escola, a semana passada, na reunião de câmara mensal pública. Atualmente, já assinaram 268 pessoas.
A manifestação online pretende também pedir ao presidente da Assembleia da República, ao ministro da Educação e à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) que analisem a situação e mantenham o jardim de infância em funcionamento.
Recorde-se que, foi a 17 de maio, que dezenas de encarregados de educação e habitantes manifestaram-se contra o encerramento do jardim de infância em frente ao estabelecimento.
A justificação da autarquia para encerrar o espaço era a falta de segurança, devido ao crescente número de turistas que por ali passam.
O grupo parlamentar do PCP também pediu, na semana passada, ao Governo que explique as razões que justificam o encerramento da escola.
Jornalista: Rita Teixeira