A vacina experimental para a covid-19 que está a ser desenvolvida pela empresa americana Moderna induziu respostas de anticorpos contra o coronavírus em todos os 45 participantes de um ensaio em humanos, mostrou um artigo publicado, esta terça-feira, no New England Journal of Medicine. A Moderna divulgou o resultado da Fase 1 e anunciou que conta avançar para a terceira e última fase dos ensaios clínicos a 27 de julho, tornando-se a primeira empresa no mundo a consegui-lo.
O ensaio da Fase 3 recrutará 30 mil participantes nos EUA, com metade a receber a vacina com 100 microgramas de dose e a outra metade a receber um placebo.
Dados da Fase 1 publicados
A Moderna tinha anteriormente publicado “resultados provisórios” da sua Fase 1 sob a forma de um comunicado de imprensa no seu website em maio, revelando que a vacina tinha gerado respostas imunitárias em oito pacientes.
Embora estes resultados tenham sido chamados “encorajadores” por Anthony Fauci, o principal responsável norte-americano por doenças infecciosas, o estudo completo era aguardado com expectativa pela comunidade científica. Desde então, a empresa passou à fase seguinte do seu ensaio, envolvendo 600 pessoas.
Os 45 participantes da Fase 1 foram divididos em três grupos de 15 cada um para testar doses de 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas. Foi-lhes dada uma segunda dose 28 dias mais tarde.
Após a primeira ronda, verificou-se que os níveis de anticorpos eram mais elevados com doses mais elevadas e, após a segunda ronda, os participantes geraram níveis de anticorpos mais elevados do que a maioria dos doentes que têm covid-19, passando a gerar os seus próprios anticorpos.