Tal como ontem, também este domingo, não há registo de casos novos de infeção por Covid-19 no distrito de Bragança, a que não fico alheio o facto de o IPB já não fazer testes ao fim-de-semana, pelo que as amostras de testes efetuados na sexta-feira, só vão ser processadas amanhã.

Para além disso, autoridade de saúde pública também estará a ter restrições para a realização de testes para a Covid-19, com a Direção-Geral de Saúde a impor como condição os pacientes apresentarem sintomas.

Sendo assim, os números estão inalteráveis desde a passada sexta-feira.

Desde o início da pandemia, a 14 de março, o distrito de Bragança já registou 306 casos do novo coronavírus, dos quais 238 pacientes já recuperaram (77,8%). A doença já provocou a morte a 24 pessoas (7,8%).

Restam 44 casos ativos da doença (14,4%) distribuídos por nove concelhos: Bragança tem 18. Miranda do Douro soma 10 casos ativos. Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros têm ambos dois casos. Com um caso ativo, estão os concelhos de Mirandela, Vila Flor, Alfândega da Fé, Vimioso e Vinhais.

Há ainda outros sete casos de infeção que a autoridade de saúde pública considera como sendo casos importados. Seis da Região de Lisboa e Vale do Tejo e um de Aveiro.

Entretanto, depois da polémica dos últimos dias sobre a alegada desconformidade dos novos casos no país que não estarão a ser divulgados corretamente pela Direção-Geral de Saúde (DGS) nos seus relatórios diários, este domingo, a própria DGS refere que “este relatório não inclui a atualização da imputação de casos aos concelhos. A DGS está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde que ficará concluída durante os próximos dias”, pode ler-se.

Jornalista: Fernando Pires

Slider