Os alunos de 11º e 12º ano preparam-se para regressar às aulas presenciais das disciplinas de exame nacional, já na próxima segunda-feira, com algumas regras de higiene e segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde.
Também os assistentes operacionais têm um papel importante na implementação destas normas da DGS e nesse sentido, na passada segunda-feira, vários militares do Exército Português estiveram nos três estabelecimentos de ensino de Mirandela onde haverá o regresso dos alunos: Escola Secundária, Escola Profissional de Arte e Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais.
“Tratou-se de uma ação de sensibilização e demonstração sobre higienização destinada aos assistentes operacionais tecnicamente orientada pelas Forças Armadas e em concertação com a câmara municipal, a proteção civil e também acompanhada pela PSP e GNR. Ao todo estamos a falar na ordem dos 150 assistentes operacionais entre os que estão nas escolas que vão ter o regresso dos alunos, mas também os que estão ligados às escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância que são diariamente abertos e higienizados em regime de rotatividade pelos funcionários”, explica Orlando Pires, vereador do pelouro da educação da câmara de Mirandela
Entretanto, em simultâneo com o regresso dos alunos de 11º e 12º ano, também recomeçam a funcionar os transportes escolares. Orlando Pires afirma que está tudo a ser preparado em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. “Desde janeiro, a CIM assumiu as carreiras públicas e a câmara assumiu os mini-circuitos entre as aldeias e penso que está tudo assegurado para decorrer dentro da normalidade, em parceria com as forças de segurança e a proteção civil com os alunos a terem acesso aos equipamentos de proteção individual antes de entrarem nos transportes”, revela.
Também na segunda-feira, vão reabrir as creches e o vereador do Município adianta que “ainda esta semana vão ser realizados testes de despistagem para a Covid-19 aos educadores e assistentes operacionais” das quatro creches privadas de Mirandela.
Os equipamentos de proteção individual para as escolas que vão acolher os alunos do 11º e 12º anos vão ser distribuídos pelo Ministério da educação, enquanto para as creches e no dia 1 de junho para o pré-escolar serão distribuídos pela câmara de Mirandela.
Jornalista: Fernando Pires
Slider