Esta quarta-feira foi o dia de 2021 com menos casos novos de covid-19 registados. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde do distrito de Bragança contabilizaram seis novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

Em sentido contrário, houve 11 pacientes dados como recuperados, o que fez recuar para 176 o número de casos ativos no distrito, menos cinco do que ontem, que já estava ao nível do que tinha acontecido a 23 de setembro. Ou seja, há cinco meses que os números não estavam tão baixos.

Também a pressão sobre os três hospitais do distrito vai diminuindo a olhos vistos. Esta terça-feira, às 20h00, havia 36 pacientes internados nas enfermarias dos hospitais de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros e 13 na Medicina Intensiva, que tem capacidade par 21 camas.

Mirandela continua a ser o concelho mais afetado neste momento, com 55 casos, ainda assim, baixou seis relativamente ao dia de ontem, e a tendência de descida tem sido contante nos últimos 20 dias. No dia 4 de fevereiro, o concelho mirandelense tinha 363 casos ativos.

Diga-se que dos 55 infetados, metade (28) são casos no lar do Centro Social e Paroquial do Romeu, cujos pacientes estão à beira de receber alta.

Segue-se Bragança, com 35, Vila Flor com 18, Carrazeda e Macedo, com 16. Vimioso tem nove, Miranda e Vinhais têm oito cada, Moncorvo cinco, Alfândega e Mogadouro três cada. Freixo de Espada à Cinta já está sem casos ativos.

Até ao momento já foram confirmados 10379 casos no distrito de Bragança, tendo recuperado 10074 pacientes. Estão registadas 133 mortes oficiais.

Jornalista: Fernando Pires

Slider