Onze concelhos do distrito de Bragança estão agora em risco moderado de contágio da Covid-19, o menos grave dos quatro escalões definidos pela Direção-Geral de saúde (DGS), o que significa que tiveram, em 14 dias, menos de 240 casos por 100 mil habitantes.

Apenas o concelho de Vila Flor está fora deste escalão, porque teve entre 240 e 480 casos e por isso está no escalão elevado de contágio.

É o que revela o boletim da Direção-Geral de Saúde, desta segunda-feira, que indica a taxa de incidência cumulativa nos 308 concelhos do país, em 14 dias, entre 10 e 23 de fevereiro,

Relativamente ao mapa da semana passada, as descidas de escalão aconteceram em Mirandela que passou de muito elevado para moderado. Vila Flor que baixou de muito elevado para apenas elevado e ainda Bragança, Carrazeda de Ansiães e Vimioso que baixaram do escalão elevado para moderado.

Os restantes sete concelhos do distrito mantiveram-se no escalão moderado: Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vinhais e Alfândega da Fé.

OS NÚMEROS POR CONCELHO

Tomando como referência os números da DGS, entre 10 e 23 de fevereiro, Vila Flor consta do escalão de risco elevado por ter registado em 14 dias 314 casos por cem mil habitantes, ou seja, na realidade teve um total de 19 casos.

Os restantes 11 concelhos tiveram menos de 240 casos por cem mil habitantes, ficando então no escalão moderado. Conferimos apenas os casos reais em cada um dos concelhos, tendo em conta a sua população residente.

Em 14 dias, o concelho de Bragança registou 69 novos casos, Mirandela 51, Macedo de Cavaleiros teve 16, Carrazeda de Ansiães registou 8 casos novos, Vimioso 8, Vinhais e Mogadouro 5, Freixo 4, Miranda 3 e Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé, tiveram, entre 10 e 23 de fevereiro, apenas um novo caso de infeção registado.

É ainda possível concluir que, entre 10 e 23 de fevereiro, o distrito de Bragança teve um total de 194 novos casos de Covid-19 (média diária de 14 casos em todo o distrito) menos 259 do que no anterior período de contagem de 14 dias, o que representa uma redução de 57%.

Jornalista: Fernando Pires

Slider