Subiu para 41 o número de mortes de pacientes infetados com o novo coronavírus, num dia em que se registaram 44 casos novos no distrito de Bragança, segundo o último relatório das autoridades de saúde, referente a esta terça-feira.
A 41.ª vítima mortal é um homem, com cerca de 80 anos, natural de Edral, em Vinhais.
Hoje o dia trouxe 44 casos, 34 deles no concelho de Bragança. Grande parte diz respeito a utentes da Santa Casa, havendo ainda pelo menos mais um caso na Câmara de Bragança, onde foi identificado um novo foco no fim de semana.
Houve ainda 2 casos novos em Mirandela (uma mulher de 74 anos e uma aluna da ESACT de 26 anos). 3 em Vila Flor e Macedo de Cavaleiros e ainda 2 em Mogadouro. Há, ainda, registo de um paciente recuperado em Macedo de Cavaleiros.
Desta forma, são já 1071 os casos confirmados em sete meses que já dura esta pandemia, Ao todo, já recuperaram 562 pacientes.
Atualmente, há ainda 469 casos ativos em todo o Nordeste Transmontano, sendo que o concelho de Bragança é, de longe, o mais afetado, com 329 casos positivos ainda ativos, o que representa 70% do total de casos.
Segue-se o concelho de Vimioso, que ainda conta 30. Mogadouro tem 21, Freixo de Espada à Cinta 20, Macedo de Cavaleiros 19, Mirandela 18 (4 nas Aguieiras). Moncorvo, Alfândega da Fé e Vinhais têm sete casos, Vila Flor seis, Carrazeda e Miranda já só contam um caso cada. Há, ainda, registo de três casos positivos importados, um de Madrid, um de Ponte de Lima e outro de Lisboa.
Jornalista: Fernando Pires