Nas últimas 24 horas, o distrito de Bragança conta com mais 4 casos ativos de covid-19, depois de terem sido detetados mais dois casos positivos no concelho de Bragança e outros dois no concelho de Macedo de Cavaleiros, revela o mais recente boletim das autoridades de saúde.
Como não se registaram pacientes recuperados, há agora 50 casos ainda ativos distribuídos por seis concelhos do distrito:
Bragança totaliza 37. Macedo de Cavaleiros soma 8 casos. Vimioso tem 2. Miranda do Douro, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães mantêm 1 caso cada.
São os números atualizados da pandemia, no dia em que se soube que o distrito de Bragança volta a não ter nenhum concelho acima do patamar de incidência dos 120 casos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, pelo que não há nenhum que tenha de recuar no desconfinamento.
Ainda assim, o concelho de Bragança deve ter ficado perto de atingir os 40 novos casos reais (120 por 100 mil), mas livrou-se de ficar em alerta durante uma semana (os números serão divulgados amanhã pela DGS).
Diga-se que apenas quatro municípios de Portugal Continental não estão sujeitos às regras da última fase de desconfinamento, informou esta quinta-feira a ministra da Presidência na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
Arganil e Lamego permanecem com as regras que se aplicavam a 19 de abril, uma vez que se mantêm com uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Já Resende, que se encontrava na fase de 5 de abril avançou para as restrições que vigoram desde 1 de maio, acertando o passo com a generalidade dos municípios.
Montalegre, por seu turno, recua para as regras de 19 de abril, enquanto o concelho de Odemira também se vai submeter a essas restrições, quando na semana passada apenas a freguesia de São Teotónio estava com medidas mais rigorosas, as de 5 de abril.
Em situação de alerta, ou seja acima de 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, encontram-se 10 concelhos: Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Lagoa, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva.
Jornalista: Fernando Pires