Os bombeiros voluntários de Mirandela vão passar a ter, a curto prazo, cerca de uma centena de operacionais no seu corpo ativo, quando terminar o módulo formativo dos novos estagiários da carreira de recruta que já se iniciou em novembro do ano passado, e que irá permitir o ingresso de cerca de duas dezenas de novos operacionais.

“Estamos a falar de cerca de 40 profissionais, um corpo de bombeiros de 80 pessoas e está a decorrer uma escola de bombeiros que apesar de nem todos serem admitidos, devem ingressar cerca de 20 novos operacionais, o que é muito bom para a nossa realidade e quando se diz que o voluntariado está a desaparecer, este é um sinal de que ainda há muitos jovens disponíveis para ajudar o próximo e que esta corporação está com enorme dinamismo fruto da sua credibilidade junto da população que serve”, afirmou o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Mirandela, este domingo, após uma cerimónia bem mais restrita que o habitual, devido à pandemia, para assinalar os 138 anos de vida da corporação.

Recentemente, ficou a saber-se que os Bombeiros Voluntários de Mirandela vão passar a ter duas Equipas de Intervenção Permanente com um total de dez operacionais. Uma já estava a funcionar desde 2009, a segunda vai ser brevemente criada, depois de o Município de Mirandela ter visto ser aprovada a candidatura apresentada ao Ministério da Administração Interna.

Quando se aproxima a época mais propícia a incêndios florestais, Sílvio Santos acredita que a corporação “está preparada e bem equipada para dar a resposta adequada”
A presidente do Município marcou presença nesta cerimónia restrita de aniversário “com muito orgulho” e Júlia Rodrigues fez questão de sublinhar a importância desta associação para o concelho mirandelense, elogiando também o seu papel na resposta à pandemia da covid-19. “Tem sido um apoio essencial, no transporte, na própria testagem de munícipes e sempre que necessário o seu comandante a toda a corporação estão sempre disponíveis para ajudar. Um bem-haja a todos por isso”, disse a autarca.

A associação dos bombeiros voluntários de Mirandela a assinalar 138 anos de vida.

Jornalista: Fernando Pires

Slider