Hoje, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, efeméride criada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1979. A Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente, enquanto entidade gestora da Denominação de Origem Protegida Mel da Terra Quente, pretende associar-se à efeméride celebrando o “Dia do Pequeno Almoço com Mel”.

A ideia é “sensibilizar não só a população em geral para a importância do mel como um elemento base de uma alimentação saudável, mas principalmente os mais pequenos, as crianças nas primeiras etapas escolares”, esclarece José Domingos Carneiro, presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente.

Neste sentido, esta cooperativa, em colaboração com o município e a comunidade escolar, vai proporcionar um dia diferente, um “dia muito docinho” às crianças de todas as escolas do concelho de Mirandela que frequentem o primeiro ciclo.

O “Dia do Pequeno Almoço com Mel” é uma iniciativa a ser desenvolvida em sala de aula e prevê várias dinâmicas que passam pela sensibilização para a importância das abelhas na polinização das culturas agrícolas, na manutenção dos ecossistemas e na preservação da biodiversidade; Sensibilização para a importância do consumo de mel como alimento saudável; Sensibilização para a importância do pequeno almoço como refeição mais importante; Sensibilização para a importância do desperdício alimentar e da reutilização como fator de sustentabilidade ambiental.

Está ainda prevista uma degustação de Mel da Terra Quente DOP – Frasco de Mel da Terra Quente DOP com Mini Tostas de Trigo e a projeção de Filme Animado, bem como a elaboração de cartaz de turma sob o tema “As Abelhas, o Mel e o Ambiente” que será exposto na “Semana da Biodiversidade 2024” que se realizará, em maio do próximo ano.

Também conhecido como primeiro almoço, “é essencial para começar bem o dia. Durante a noite ficamos várias horas sem comer, por isso, a primeira refeição do dia é fundamental para fornecer ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia”, adianta José Carneiro.

O mel é um dos alimentos mais nobres desde a antiguidade. O Mel da Terra Quente – DOP “além das propriedades nutracêuticas porque tem elevado poder antioxidante e fornece vitaminas e minerais, auxilia nas doenças respiratórias, é um remédio caseiro para curar constipações estados gripais e para a saúde da garganta, e fortalece o sistema imunológico nas doenças clássicas do inverno”, acrescenta.

O “Pequeno Almoço com Mel” para os jovens “é essencial porque fornece energia, confere resistência, fortalece os músculos e contribui para o rendimento escolar porque melhora a capacidade de concentração, de memorizar e de raciocínio”, afirma.

O Presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente chama ainda a atenção para o facto de que, no âmbito da emergência climática e da sustentabilidade ambiental, “pretende-se sensibilizar as crianças para a importância da reutilização, de forma que a embalagem de mel fornecida não vai acabar no vidrão”.

Aliás, no dia 17 de maio do próximo ano, está prevista a entrega dos frascos de mel, que vão ser distribuídos na próxima segunda-feira, à Cooperativa para reutilização, aquando da celebração do Dia Internacional da Reciclagem, data criada com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto das embalagens que utilizamos diariamente.

Jornalista: Fernando Pires

Slider