A criação deste espaço servirá para fixar postos de trabalho na região Alto Tâmega e Barroso. A empreitada terá um custo de 117 873,69 euros.
As obras que darão origem ao “Alto Tâmega Office Center” sito nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), em Chaves, já iniciaram.
A instalação deste espaço coworking terá como finalidade “criar, no concelho de Chaves, um conjunto de valências congregadas num mesmo espaço para que este possa vir a ser utilizado por pessoas que integram vários serviços da Administração Pública, promovendo a sua descentralização e desconcentração gradual; modificando o paradigma de prestação de trabalho a partir de um único local; potenciando a melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e o reforço da atratividade do trabalho em funções públicas”, esclarece a CIMAT, em comunicado.
Caracterizado com um território de baixa densidade, o objetivo passa por fixar postos de trabalho na região do Alto Tâmega e Barroso, “contribuindo em simultâneo para a coesão territorial e a diminuição dos gases com efeitos de estufa, através da redução das deslocações por via automóvel ou de transporte público”, lê-se na nota.
De acordo com a CIMAT, o “Alto Tâmega Office Center” resulta de uma candidatura ao Programa Operacional 6 Teletrabalho – Espaços Cowork, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um custo total elegível de 117 873,69 euros financiado na sua totalidade pela União Europeia – NextGeneration EU.