O município de Mirandela divulgou, esta manhã, que as obras para a construção da pista de pesca no rio Tua já arrancaram, com a instalação de 32 pesqueiros, no Parque Doutor José Gama.
O projeto, que terá um custo de 45 mil euros, tem como objetivo “promover a prática de várias atividades lúdicas e desportivas associadas a este recurso natural do concelho”.
No mesmo comunicado é referido que estão também a ser realizadas ações de gestão da vegetação e de estabilização da margem, que “permitirão o acesso e a utilização das plataformas de pesca em segurança, promovendo assim a consolidação e a qualidade do sistema ribeirinho”, explica.
O regulamento de utilização da futura pista, cuja gestão será efetuada pelo Clube de Caça e Pesca de Mirandela, prevê a utilização destas infraestruturas no período de outubro a maio de cada ano.
A obra resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do PROVER – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, cofinanciada em 85% através do Fundo FEDER e deverá estar concluída nos próximos 60 dias.
Recorde-se que, já era habitual as margens do rio Tua receberem Torneios de Pesca, que atraem atletas de diversos pontos do país, que consideram Mirandela um dos melhores cenários para praticar a atividade.
Jornalista: Rita Teixeira